segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Passado

Uma das personagens mais bobas desse livro é a tal da ex-namorada do Ryan. Tadinha, querer alguém que não te dá a mínima é um tanto chato. O problema é que ela o quer APESAR de não ser querida. Obsessão? Talvez.
Uma coisa certa é que, querendo ou não, existe uma parte do nosso passado que nos persegue. Um telefonema dois anos depois de um fim que você jurava ser definitivo, aquele pedido de amizade no facebook de quem você acha que no mínimo foi desintegrado por aliens, um pedido de desculpa sobre algo que nem pra você ainda tem importância. Não sei se é maluquice, mas eu gosto de me manter informada sobre meu passado, talvez pra não ser surpreendida por ele, talvez porque seguir em frente é mais complicado. Começar do zero me assusta.
O maluco disso tudo é que quando a gente se mantém próximo do passado, parece que tudo é presente, parece que amadurecer fica mais rápido e, sem me atrever a dizer que fica mais fácil, digo que se torna mais fácil de pegar o jeito. Mas eu não vivi tanto assim.
Passado, presente, quem se importa? E não vamos dizer que temos que olhar pra o futuro porque a maioria de nós tem medo dele. Você não? Se muito queremos chegar logo no fim de semana, queremos ver logo o novo episódio daquela série muito boa que só passa uma vez por semana. Viver é um desafio, sentir é um desafio, chorar é outro. Quando percebemos que estamos no presente, esse presente já passou e virou passado. Então pra que prestar atenção?
Durma e veja se sentirá fome ao acordar, não espere que aquele garoto te note na multidão, se aproxime e pisque pra ele!
May vive pra sempre, nós não, então vamos viver.
Filosofei. Obrigada.

Um comentário:

  1. Engraçado, mas também prefiro viver perto do meu passado. Isso é diferente de ficar perto dos erros já cometidos, claro, isso daí a gente supera. Ando notando isso, que prefiro estar perto do passado pra não me surpreender, pra não ter que ficar imaginando como seria. É ruim ter que se afastar de alguém por tanto tempo e depois ficar com isso na cabeça, mesmo que não seja tão importante assim, vai lá saber como vou reagir ao ver meu passado de novo. Isso é bem frustrante, hum.

    ResponderExcluir